Thomas Rowe Price Jr.: Esforçar-se para ser o melhor empurrou T. Rowe Price ao status de lenda. Sua marca continua viva.

Thomas Rowe Price Jr. nasceu no ano de 1898 em Glyndon, Maryland. Seu pai e avô eram médicos. Faleceu em 1983 aos 85 anos de idade, em Baltimore, Maryland.

Price frequentou a Glyndon School em Glyndon, Maryland, bem como a Franklin High School no que hoje é Reisterstown, Maryland, e, brevemente, a Friends School of Baltimore. Em 1919 recebeu o diploma de bacharel em química pelo Swarthmore College. Em 1927 Price casou-se com Eleanor Baily Gherky, nascida na Filadélfia, Pensilvânia, onde estudava no Goucher College em Baltimore. Juntos, eles tiveram dois filhos.

Formado em química, Price inicialmente buscou uma carreira na empresa química DuPont. No entanto, logo percebeu que estava mais interessado na gestão de ativos do que em pesquisa científica e deixou a DuPont para trabalhar em várias pequenas firmas de investimento e corretoras, até ingressar na Mackubin, Legg & Co., uma corretora de Baltimore. Ali, Price passou 12 anos, onde solidificou sua carreira na área de investimentos, se tornando chefe do Departamento de Aconselhamento de Investimentos. Em maio de 1937, Price saiu da empresa após surgirem conflitos pela discordância de Price sobre a forma de remuneração de comissão sobre o investimento. Depois disso fundou a bem-sucedida empresa de investimentos que leva seu nome de família, a T. Rowe Price.

Ele achava que cobrar comissões não era do interesse dos clientes. Price enfatizava a pesquisa e o aconselhamento aos clientes. Em vez de comissões, ele preferia uma taxa anual para administrar as contas dos clientes, que aumentava ou diminuía com base nos resultados. Price percebeu que precisava ser fiel às suas crenças fundamentais. Ele relatou muitas razões para deixar a Mackubin, Legg & Co. em seu diário, conforme citado no livro “T. Rowe Price: The Man, The Company, and The Investment Philosophy“, de Cornelius Bond.

Nesta obra Cornelius Bond conta a história de como Price, um homem modesto e ético, construiu a empresa que leva seu nome. Price tinha como princípio que o serviço ao cliente era o conceito mais importante a ser transmitido aos funcionários. Um advogado da Securities and Exchange Commission certa vez disse que a T. Rowe Price and Associates “era o padrão ouro, quando se tratava de sua conduta em relação aos clientes”, escreveu Bond. Alguns frases de Price que Bond cita no livro: “Não vejo perspectiva de algum dia ser um fator dominante na direção dos negócios da empresa e, mesmo que fosse possível, não gostaria de ser um sócio”, escreveu Price. “Gosto de uma boa luta, mas não gosto de conflitos domésticos, seja em casa ou no escritório. “Resumindo, sou um desajustado e quanto mais cedo (sair), melhor para todos os envolvidos.” 

Price pensava como um professor universitário: “Para ter sucesso, ele acreditava que precisava publicar ou morrer.” Desde o início, Price se comunicava com seus clientes regularmente. Ele enviava boletins de investimento cuidadosamente escritos. Foi uma prática para toda a vida. “O Sr. Price liderou pelo exemplo e trabalho árduo”, disse Bond. “Fornecer um serviço excelente ao cliente era sua tônica e era direcionado a cada novo associado.” O traço perfeccionista de Price era evidente até nos menores detalhes. “Na época das máquinas de escrever manuais, nenhuma carta era enviada com uma correção”, disse Bond. “Se houvesse um erro, a carta inteira teria que ser redigitada.

Price é mais conhecido por definir e promover o conceito de ações em crescimento, pelo qual tem sido chamado de “o pai do investimento em crescimento”. Ele acreditava que os investidores poderiam obter retornos maiores investindo em empresas bem administradas, cujos ganhos e dividendos poderiam crescer mais rápido do que a inflação e a economia em geral. O cerne da abordagem de Price, era a pesquisa focada em orientar a seleção e diversificação de investimentos para reduzir o risco, manter-se como um dos princípios da empresa. Na sua empresa, em vez de cobrar uma comissão, como outros faziam na época, “Price cobrava uma taxa com base nos ativos sob gestão, que vincula o sucesso da empresa de investimento ao sucesso da carteira e das ações investidas, como enfatizamos no parágrafo anterior. 

Esforçar-se para ser o melhor empurrou T. Rowe Price ao status de lenda. Sua marca continua viva. Agora conhecida como T. Rowe Price Group, Inc. , a empresa administra cerca de US$ 1 trilhão e ainda usa muitos dos fundamentos básicos da Filosofia de Ações de Crescimento da Price. Está entre as maiores empresas de investimento do mundo, com foco na gestão de fundos mútuos e contas de pensão.

Ao contrário de Buffett, que adotou uma abordagem de baixo para cima para investir, Price escolheu uma abordagem de cima para baixo. Ele considerava as condições econômicas e tentava detectar pontos críticos no curso da existência uma indústria. Em seguida, ele escolhia quais ações estavam de acordo com a sua estratégia. A cada pico de ciclo econômico, os lucros das empresas tendem a aumentar. O preço fornece os dados históricos da taxa de crescimento em cada pico do ciclo econômico e ele os usava para projetar os lucros da empresa. Embora T. Rowe Price usasse uma abordagem diferente de outros investidores como Warren Buffett ou Peter Lynch, existem algumas semelhanças entre eles. Os três prestavam atenção às perspectivas de um negócio antes de investir e valorizavam uma boa gestão.

Em 1961, Price havia alcançado a ambição de sua vida. Após 24 anos de altos e baixos, ele foi reconhecido como o melhor investidor do país. “Eu cometo mais erros do que qualquer outra pessoa”, disse Price. “Mas aprendi há muito tempo a admitir meus erros e tentar corrigi-los.” Ele era extremamente competitivo e queria que a empresa que levava seu nome tivesse o melhor histórico de desempenho de investimentos do país.

Critérios de Thomas Rowe Price Jr. na escolha e seleção das ações a serem compradas. 

. Aspectos Qualitativos

  1. A administração tem boa capacidade e reputação?
  2. A alta administração possui uma quantidade significativa de ações da empresa?
  3. O produto é melhor que os concorrentes e desejado pelo cliente?
  4. A empresa possui uma forte divisão de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) com um excelente histórico de produtos?
  5. A empresa é líder de mercado com vantagem competitiva?
  6. A empresa tem um bom relacionamento com seus colaboradores e consegue atrair colaboradores da melhor qualidade?
  7. A empresa tem uma boa classificação de crédito e dívida pequena ou razoável?

. Aspectos Quantitativos

  1. O crescimento nas vendas, lucros e dividendos é consistente?
  2. A margem de lucro é alta o suficiente para o fundo sobreviver no futuro?
  3. A administração é capaz de fornecer alto retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) e retorno sobre o capital total investido (ROIC) ?
  4. As ações estão sendo vendidas a um preço justo em comparação com seu PER (O PER designa o Price Earning Ratio, ou seja, o rácio entre o preço (cotação) e o lucro por ação.) histórico e ganhos futuros potenciais?

Após sua morte em 1983, a família Price deixou de participar da gestão da empresa. A empresa, agora chamada de T. Rowe Price Group, Inc., abriu o capital em 1986 e foi incluída no Índice S&P 500 em 1999. É uma empresa de administração de investimentos global de capital aberto, que oferece fundos, serviços de consultoria, gerenciamento de contas e planos e serviços de aposentadoria para indivíduos, instituições e intermediários financeiros, como dissemos anteriormente.

“Ninguém consegue prever três anos, muito menos cinco ou dez. Competição, novas invenções – todo tipo de coisas – podem mudar a situação em doze meses.” Thomas Rowe Price Jr.

“A estratégia de valor e de crescimento em ações exige paciência, mas é menos estressante do que fazer trading. Geralmente apresenta menos risco, menos custos de corretagem e menos incidência de imposto de renda.” Thomas Rowe Price Jr.

“Se você ficar atento, poderá escolher os melhores investimentos diretamente no seu local de trabalho, bem antes de Wall Street descobri-los.” Thomas Rowe Price Jr.

“Todo negócio é feito pelo homem. É um resultado de indivíduos. Ele reflete as personalidades e a filosofia empresarial dos fundadores e daqueles que dirigiram seus negócios ao longo de sua existência. Se você quer entender qualquer negócio, é importante conhecer a trajetória de quem o iniciou e direcionou seu passado e as esperanças e ambições de quem está planejando seu futuro.” Thomas Rowe Price Jr.

“A mudança é a única certeza do investidor.” Thomas Rowe Price Jr.

Gostou? Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *