Paul Tudor Jones é um dos TOP 10 dos Negociadores no Mercado de Ações em Todos os Tempos.

aul Tudor Jones II tem 66 anos. Nasceu em 1954 em Memphis, Tennessee. Seu pai praticava advocacia e era editor do Memphis Daily News, fundado pela família em 1886. Jones se formou na escola primária Presbyterian Day School. Cursou o ensino médio na Memphis University School. Em 1976, ele obteve o diploma de bacharel em economia pela Universidade da Virgínia, onde foi campeão de boxe meio-médio. Para pagar a mensalidade na Universidade, Jones escreveu para o jornal de sua família sob o pseudônimo de Paul Eagle.

Após se formar, Paul Jones pediu a seu tio William Dunavant que o ajudasse a iniciar-se no mercado de negociação de ativos na bolsa. Dunavant era um comerciante de algodão de sucesso e o enviou para falar com o corretor de commodities Eli Tullis em Nova Orleans, onde representava alguns dos maiores comerciantes de algodão do mundo. Tullis contratou Jones e o orientou na negociação do mercado de futuros de algodão na Bolsa de Algodão de Nova York. Mas não durou muito tempo… Eli Tullis demitiu Jones quando ele adormeceu em sua mesa após uma noite de festa em Nova Orleans.         

Em seguida trabalhou (1976-1980) na EF Hutton & Co., onde conheceu e ficou amigo de Glenn Dubin, atualmente um bilionário gestor de fundos Hedge. Em 1980, quatro anos após se formar na universidade, Paul decidiu começar a negociar por conta própria. Ele se tornou um operador de pregão independente na New York Cotton Exchange e foi muito bem-sucedido nisso … de 1980 a 1984, ele teve apenas um único mês de com perdas!

Jones, porém, apesar de seu sucesso e de todo o dinheiro que ganhava, entediou-se e coincidentemente, nessa ocasião, foi aceito na Harvard Business School. Ficou muito motivado e já estava quase decidido a ir. No entanto, ele pensou melhor e percebeu que na universidade não aprenderia as habilidades necessárias para ser um operador de mercado e decidiu que era uma atitude ilógica e ficou onde estava. Foi quando, em 1984, em parte por causa do tédio e preocupações com a saúde, decidiu que seria gestor de fundos, iniciando a Tudor Futures Fund com US$ 1,5 milhão em ativos sob gestão. Na ocasião ele declarou: “Fiquei realmente entediado porque não havia a interação pessoal, que era algo que eu ansiava e foi quando comecei meu fundo. Durante todo o meu crescimento, estive envolvido em esportes coletivos e fraternidades e na escola estive envolvido em uma variedade de atividades, todas voltadas para equipes, e quando estava sozinho, imprimia dinheiro todos os meses, mas não tinha satisfação psíquica nisso.” 

A Tudor Investments apresentou retorno médio anual de aproximadamente 19% desde o início de suas atividades, sendo incrivelmente consistente. Tony Robbins (que trabalha com Jones) afirmou que ganha dinheiro todos os anos desde que começaram a trabalhar juntos. Os melhores e mais famosos resultados ocorreram durante a quebra do mercado em 1987. O dia 19 de outubro de 1987 ficou conhecido como ‘segunda-feira negra’ devido a quebra dos mercados de ações globais. O Dow Jones Industrial Average perdeu um quinto de seu valor. Paul Jones, junto com seu estrategista Peter Borish, previu o crash da Segunda-Feira Negra e por isso conseguiu triplicar os ganhos mantendo grandes posições vendidas (uma posição vendida lucra quando o preço do ativo desce).

Jones é um investidor macro global. Isso significa que suas decisões são baseadas em um nível macroeconômico. Ele se concentra na situação geral econômica e política dos países. Jones investe em qualquer classe de ativos, mas prefere fazer uso do mercado futuro. Ele disse numa ocasião: “Sempre gostei muito do mercado futuro, porque geralmente você pode obter liquidez e conseguir o dinheiro literalmente no espaço de alguns minutos.” 

O estilo de investimento de Paul Jones é baseado no fato em que ele interrompe sua posição de perdas quando se sente desconfortável. A estratégia é jogar na defesa, não no ataque. Ele tem stops mentais. Se atingir o número, ele abandona a posição, não importa o que aconteça. Ele usa não apenas stops de preço, mas também stops de tempo. Ele acredita que os preços se movem primeiro e os fundamentos vêm em segundo lugar. Ele recomenda humildade. Não seja um herói. Não tenha ego. Sempre se questione e refute sua habilidade.

Num documentário, o bilionário Jones foi mostrado que ele usa uma série de técnicas de análise de investimentos, entre elas, a Teoria das Ondas de Elliott. Ao mesmo tempo, o filme apresenta um Paul tendo retornos formidáveis, sugerindo que isso só seria possível se ele usasse estratégias de grande risco. Jones, na verdade sempre afirmou o contrário, como quando disse: “Acho que sou o investidor mais conservador do mundo, pois odeio perder dinheiro. Eu diria que minha filosofia de investimento é que eu não corro muitos riscos, procurando oportunidades de retorno com riscos muito controlados. Ele afirma: nunca deixe que entrem em seu bolso sem sua permissão – isso significa que não há razão para alavancar substancialmente. Não há nenhuma razão para assumir montantes substanciais de risco financeiro, porque você sempre deve ser capaz de encontrar algo onde possa controlar a relação de risco/retorno a seu favor, para que você possa gerenciar uma variedade de pequenos investimentos com grandes oportunidades e baixo risco.”

Sendo um investidor global, Paul afirma que é sempre necessário ter uma noção do que está acontecendo em um nível político ou econômico, especialmente se você estiver investindo no longo prazo. Essa é a essência da filosofia de investimento de Jones, e ele insiste na necessidade de se fazer pesquisas e estar sempre querendo aprender mais. Ele acrescenta: “O segredo para ter sucesso em investimentos, é ter uma sede infatigável, imorredoura e insaciável por informações e conhecimento. Porque eu acho que há certas situações em que você pode entender perfeitamente o que motiva cada comprador e vendedor e ter uma boa ideia do que vai acontecer. E isso requer uma enorme quantidade de trabalho pesado e dedicação para encontrar todos os bits de informação possíveis. Não faz diferença qual o tipo de ativo que você está negociando. No final do dia, é tudo igual. Você precisa entender quais fatores você precisa conhecer para desenvolver uma competência essencial para tomar uma decisão de investimento legítima numa classe de ativos específica. E então, no final do dia, a coisa mais importante é quão bom você é no controle de risco. Noventa por cento de qualquer grande trader será o controle de risco.”

O enorme sucesso e riqueza de Jones o levou a dedicar-se à filantropia. Ele fundou a fundação Robin Hood em 1988, que ajuda a combater a pobreza em Nova York. Ele também está muito envolvido no favorecimento de meios para educação de crianças carentes e desempenha um papel ativo em mantê-las responsáveis ​​por seu sucesso. Apesar de sua riqueza lhe trazer grande conforto material, como por exemplo uma propriedade na Flórida que vale US$ 71 milhões, onde mora com sua esposa e quatro filhos, Jones afirma: “Tenho uma ótima esposa e quatro ótimos filhos agora. Essa foi a minha maior conquista.”

Em 1992 Paul publicou o livro de sua autoria, “The Chain of Kindness“. Em 2009 publicou o livro “Reminiscences of a Stock Operator: With New Commentary and Insights on the Life and Times of Jesse Livermore” em coautoria com Edwin Lefevre. Em 2015 publicou o livro “Jesse Livermore – Boy Plunger: The Man Who Sold America Short in 1929” em coautoria com Tom Rubython.

Frase marcantes de Paul Tudor Jones (algumas são repetições nesse artigo):

01 – “O mundo inteiro é simplesmente nada mais do que um gráfico de fluxo de capital.” Paul Tudor Jones

02 – “O capital intelectual sempre triunfará sobre o capital financeiro.” Paul Tudor Jones

03 – “Não seja um herói. Não tenha um ego. Sempre questione a si mesmo e as suas habilidades. Nunca pense que você é muito bom. O momento em que pensar isso, você está morto.” Paul Tudor Jones

04 – A regra mais importante do trading é jogar defensivamente e não ofensivamente.” Paul Tudor Jones

05 – “Se você tiver uma posição perdedora que esteja lhe deixando desconfortável, a solução é muito simples: saia, porque você sempre poderá retornar e não há nada melhor do que um novo começo.” Paul Tudor Jones

06 – “Eu vou continuar cortando o tamanho da minha posição à metade enquanto eu tiver investimentos perdedores. Quando estou cometendo erros, eu continuo reduzindo minha posição, dessa forma eu vou estar operando com posições pequenas quando estou no meu pior momento.” Paul Tudor Jones

07 – “Nunca faça preço médio…” Paul Tudor Jones

08 – “Nunca faça trading em situações que você não tenha o controle.” Paul Tudor Jones

09 – O segredo do sucesso no trading é ter uma fome incansável e insaciável por informação e conhecimento.” Paul Tudor Jones

10 – “Todos os dias eu assumo que as posições que eu tenho estão erradas.” Paul Tudor Jones 

11 – “Adaptar, evoluir, competir ou morrer.” Paul Tudor Jones

12 – “Você deve querer estar sempre no controle e não desejando. Deve estar sempre correndo e sempre, em primeiro lugar, proteger a sua bunda.” Paul Tudor Jones

13 – No fim do dia a coisa mais importante é o quão bom você é na gestão de risco.” Paul Tudor Jones

14 – “Tente evitar qualquer ligação emocional com algum mercado. Não tenho nenhuma lealdade a qualquer posição.” Paul Tudor Jones

Gostou? Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *