Qual o impacto da recessão nas minhas aplicações?

Tecnicamente o quadro de recessão está instalado num país, quando a evolução do PIB (Produto Interno Bruto) é negativa em dois trimestres consecutivos. Tal situação afetará diretamente seus investimentos. O PIB é a soma do valor de todos os bens e serviços produzidos no país. Ocorre crescimento econômico em um país quando o índice da variação for positivo.

Você precisa acompanhar detidamente o desempenho do PIB, se quiser tirar bom proveito de suas aplicações financeiras. Mesmo quando as taxas se apresentem positivas, mas num ritmo decrescente, significam que a atividade econômica está desacelerada, num quadro sintomático de recessão (quando as taxas do PIB são negativas), o que significa menos consumo para as pessoas, menos receita para as empresas e menor arrecadação de impostos dos governos.

Se você enfrentar uma onda recessiva, sua concentração deve ser redobrada quando decidir fazer os seus investimentos, pois possivelmente, em cenário recessivo, seu trabalho estará em jogo e, neste caso, é muito útil manter-se em posição conservadora.

No entanto, atençãoAbre-se nesse momento uma possível oportunidade, já que as ações costumam ficar muito acessíveis em custo, em períodos recessivos.

Gostou? Compartilhe aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *